Edifícios de Uso Misto em Santa Maria - Brasília-DF
Menção Honrosa no concurso promovido pela CODHAB-DF
Equipe: Arq. Pablo Paulse, Arq. Huber Costa, Arq. Isabella Brito e Arq. Felipe Sandri
Colaborador: Marcos Paulo Roque
Ano: 2016
O projeto para os edifícios multifuncionais na Região Administrativa de Santa Maria buscou priorizar a criação de um espaço de convívio central, de uso público, entre os volumes edificados sem entretanto comprometer a densidade máxima possível de ocupação do terreno.
Para tanto, optou-se por implantar os blocos de comércio e serviço junto às laterais dos lotes voltadas para as áreas públicas ocupadas pelos bolsões de estacionamentos, junto às faces Sudoeste e Nordeste do lote. O espaço resultante dessa implantação configura uma praça entre os blocos criados, que permite a sua utilização tanto para os moradores como clientes e lojistas, assim como os moradores da região.
Para a conformação desse espaço de uso público o projeto adotou como premissa a liberação do nível térreo da ocupação por estacionamentos de veículos, fazendo uso de dois subsolos para abrigar as vagas destinadas aos moradores das lâminas habitacionais.
Cada edificação possui 64 unidades habitacionais, sendo oito pavimentos com oito moradias cada mais um térreo 4 unidades comerciais. Totalizando 128 unidades habitacionais e 8 unidades comerciais.




