Edifício Residencial - Curitiba-PR
Equipe: Arq. Pablo Paulse, Arq. Huber Costa e Arq. Fernando Canhete
Colaboradores: Eng. Victor Filipi, Eng. Sérgio Coelho e Mayara Santos.
Ano: 2019
A proposta para o concurso de edifício residencial buscou reforçar a relação do edifício com a cidade através do estabelecimento de dois critérios de projeto: formalmente a edificação busca ao máximo estabelecer visuais com o exterior para o máximo de unidades; criando no térreo recuos e jardins que são contemplados a partir das vias circundantes e minimizando a existência de muros fronteiriços entre os espaços público e privado.
A proposição de uma pequena praça localizada na esquina do lote vem a contribuir com essa intenção de diálogo presente entre o público e o privado. Outra diretriz foi buscar a criação de espaços de estímulo para a convivência entre seus moradores, o que resultou no terraço de uso coletivo da proposta.
A edificação é formalmente constituída por dois blocos – um de formato mais “quadrado” e que abriga cinco unidades residenciais e outro de formato laminar que possui três unidades – que estão conectados por uma laje de acesso em todos os pavimentos. Esse espaço de circulação comum marca a conexão funcional dos dois volumes e ao mesmo tempo estabelece os limites formais de cada um. O acesso de pedestres ao edifício ocorre justamente no espaço entre esses dois volumes, enfatizando a relação desse caminho de acesso com a praça pública criada na esquina.
.





